Tratamentos Complementares para Acne

Tratamentos Complementares para Acne

São vários os tratamentos alternativos para o controle da acne nos pacientes que podem ser realizadas em conjunto com os medicamentos. São eles:

  • Extração manual de comedões;
  • Punção ou drenagem de pústulas, nódulos e pseudosístos;
  • Infiltração intralesional de corticoesteroides nos nódulos, pseudocistos e cicatrizes .
  • Para as cicatrizes: peelings químicos, dermabrasão, laser, excisões cirúrgicas, subincisão, preenchimento cutâneo, entre outros;
  • Para hipercromias pós-inflamatórias: agentes clareadores e os peelings químico;
  • Maquiagem como forma de camuflar os efeitos deixados na pele.

Tratamento hormonal para acne:

Este tratamento consiste na ingestão de contraceptivos orais de modo a neutralizar os efeitos dos hormônios masculinos.

Tratamento com uso de luz, fotodinâmica e demais tecnologias:

A luz pode atuar de duas maneiras no tratamento da acne. Sendo que a radiofrequência, a fototerapia e o laser são úteis somente como tratamentos complementares, de modo que não devem ser utilizados como primeira escolha.

Na redução da P. acnes, se utiliza o mecanismo baseado na produção de porfirinas sensíveis à luz do metabolismo normal, que tem capacidade de absorver a luz em um espectro de 400 nm a 700 nm. Essa absorção vai excitar os compostos porfíricos e induzir a formação de espécies reativa com o oxigênio e radicais livres, podendo danificar os lipídios da parede celular do P. acnes.

Outra função do tratamento com luz é a interferência na função da glândula sebácea, por meio da geração de radicais livres formados de oxigênio para, assim, danificar a glândula sebácea e eliminar, ou reduzir, a secreção sebácea por um longo período.